FANDOM

Introdução Editar

Favor é a unidade monetária entre os vampiros. Os favores devem ser considerados como a moeda corrente entre os vampiros e são cobrados muito, muito seriamente. O sistema de concessão, troca e cobrança de favores é chamado de Prestação.

Sempre que algum vampiro faz alguma coisa em benefício de outro, além do que seria esperado em função de seu cargo, o receptor da ação se coloca em posição de débito perante quem assim agiu.

É muito importante para a manutenção da estrutura da Camarilla que todos os Favores devidos sejam pagos quando cobrados. Para garantir isso, é necessário que todos os favores devidos a um vampiro sejam devidamente contabilizados.

Caso um vampiro ache que outro lhe deve um Favor, por qualquer razão, deve providenciar seu registro junto ao Harpiato.

É perigoso dever a alguém um Favor, especialmente àqueles que possuem status mais baixo, porque você nunca sabe quando ou como poderá ser requisitado para pagá-lo. Além disso, uma vez que o Favor é concedido, o devedor não tem nenhuma influência no que será pedido em troca.

Por outro lado, dever um favor a alguém pode funcionar como uma rede de segurança: Aqueles a quem você deve podem querer protegê-lo para ter certeza que você será capaz de pagar seus débitos.

A habilidade de exigir um Favor é uma demonstração de poder. Assim, muitos vampiros buscam circunstâncias nas quais eles possam "ajudar" seus companheiros (mesmo se tiverem arranjado as circunstâncias que forcem outros membros a requererem seu auxílio).

Dois vampiros que concordam com um Favor têm a opção de registrá-lo ou não com o Harpiato. Se optarem por fazê-lo, existe o risco de que as Harpias discutam as matérias com outros (embora seja falta de etiqueta uma Harpia fazê-lo) ou usem a informação para proveito próprio. Caso não façam o registro, no entanto, não há nenhuma garantia que force o pagamento do débito, mesmo que uma queixa seja trazida ao Harpiato posteriormente.

O Harpiato sempre tem a responsabilidade de ajustar o nível e/ou a aplicabilidade de um favor caso isso venha a ser questionado.

Níveis de Favor Editar

A lista abaixo cita exemplos da lista de Favores a serem usados como um guia geral determinando o valor de um Favor. Obviamente, estes não são os únicos atos que poderiam constituir a existência de um Favor:

  • Favor Trivial (um traço): Favores de curta duração, ou ação única, que não gera inconveniências para quem faz o Favor. Exemplos: informação não-solicitada, prestar atenção sobre alguém por uma noite, ajudar a alguém com uma disciplina, apoiar um movimento político de alguém, ajudar em um plano, etc.
  • Favor Menor (dois traços): a tarefa executada pode durar mais de uma noite ou acarretar inconveniência de algum tipo. Exemplos: Fornecer informação requisitada de valor crucial, a instrução em uma habilidade rara, usar influências ou recursos para ajudar a outros, pequenas movimentações políticas, agir como um guarda-costas por tempo prolongado, facilitar a passagem através de um território hostil, neutralizar uma ameaça, ajudar a realizar um plano, um conselho importante, etc...
  • Favor Maior (três traços): exige um grande investimento de grande do tempo ou recursos. Exemplos: instrução em uma disciplina, providenciar um local para servir de refúgio para alguém, troca de informação controversa ou raramente disponível, controlar ou modificar o sistema político em grande escala, ajudar alguém a resolver problemas graves, etc...
  • Favor de Sangue (quatro traços): Ajudar alguém em caso de poder sofrer injúria física, grandes inconvenientes ou perigo. Exemplos: estar disposto a derramar sangue por um indivíduo, salvar a vida de algum parente imediato do vampiro, instruir alguém em uma disciplina exclusiva de clã, etc...
  • Favor de Vida (cinco traços): Salvar algum membro de morte certa arriscando a própria existência.
  • Favor Extremo (seis traços): Muito raro, quase nunca tem seu registro aceito pelo Harpiato. Salvar algum membro da morte certa arriscando a própria existência, além de dedicar muitos recursos a isso.

Os valores listados dos favores podem ser ajustados baseando-se no nível de status dos envolvidos.

Obviamente, nenhuma Harpia que se preze permitiria que um Ancião de status seis devesse a um neófito apenas Reconhecido um favor de vida. Um neófito salvar a vida de um ancião é geralmente impossível, porque o Ancião provavelmente não se encontrava em um perigo tão grande quanto o neófito pensava.

Do outro lado da moeda, para um Ancião poderoso, assegurar a segurança de um neófito requer pouco esforço de sua parte, reduzindo desta forma o valor do favor.

Estes ajustes tornam o trabalho do Harpiato complicado. Dentre outras coisas por que o seu desempenho está sob o constante escrutínio e ele deve tomar decisões que agradem quem o mantém no poder, geralmente o Conselho de Primogênitos.

Trocando Favores Editar

Favores podem ser negociados entre os vampiros. Tal transferência deve ser registrada com uma Harpia a fim ser reconhecida, embora a razão para tal transferência não necessite ser explicada.

Favores e Cargos Editar

Fazer as coisas que se espera de um vampiro geralmente não lhe renderá favores. Por exemplo, se o Guardião de Elysium cobrir uma Quebra de Máscara, isso estará dentro das responsabilidades de seu cargo, e nenhum será favor concedido.

Favores e Status Editar

Em termos de status, o credor de um Favor, ao lidar com o devedor, pode agir como se tivesse tantos traços de status a mais quanto for o valor do Favor. Estes traços podem somente ser aplicados quando se compara o status entre o devedor e credor. Esse ajuste de status não se aplicam a nenhuma outra interação entre estes indivíduos e o restante da sociedade.

Vampiros Independentes Editar

Vampiros que não pertencem à Camarilla não possuem nenhuma obrigação de pagar os Favores que possam vir a dever, e não têm nenhuma voz ou posição na Camarila se assegurarem que alguém deve algo a eles.

Quem irá assegurar de que um Giovanni o pagará pela ajuda que você deu a ele? O Harpiato não se importa com Independentes. Conseqüentemente, negócios de vampiros da Camarila devendo ou sendo credores de favores a vampiros não pertencentes à mesma estão por sua própria conta e risco.

  • Dica Sneaky Bastard: Leia atentamente a Arte da Prestação, afinal favores podem ser trocados mesmo sem uma Hárpia, só assegure de ter meios de cobrá-los.